"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 14 de outubro de 2017

CRESCENDO À MATURIDADE - UM VISLUMBRE DO EVANGELHO DE MATEUS

Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). Mateus 1:23.
Mateus tinha como profissão cobrar impostos para os romanos na cidade de Cafarnaum na Galiléia, passou a ser chamado Levi (a troca de nome significa a nova missão) como aconteceu com Pedro e Paulo. O império romano tinha pessoas espalhadas pelo reino encarregadas de recolher as taxas que o povo devia ao imperador. Muitas vezes eram exploradores e cometiam injustiças. Mas graças ao Senhor que Ele viu a Mateus e o chamou, então, temos o Evangelho precioso de Mateus. Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu. Marcos 2:14.
No Antigo Testamento, o Senhor falou por meio dos Seus servos, especialmente por Moisés. Os cinco primeiros livros, que formam o Pentateuco, correspondem aos cinco discursos do Senhor em Mateus. No Novo Testamento, Jesus, o Filho de Deus, é quem fala. Por essa razão, especialmente no Sermão do Monte, nos capítulos 5, 6 e 7, ouvimos o que havia sido dito no Antigo Testamento: Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás. Mateus 5:21a.
Quão importante foi a Lei no Antigo Testamento, e quão importante são esses cinco discursos do Senhor no Novo Testamento. Aqui está Alguém maior que Moisés, que falou no Pentateuco. No Antigo Testamento, Deus falou por meio dos seus servos, mas agora Deus fala pelo Seu próprio Filho. Hebreus 1:1-2 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.
Deus é um Pai de detalhes e um detalhe importante a observarmos no início do Evangelho de Mateus, a partir da genealogia de Jesus, é apresentado o Rei dos judeus e no final, o Rei do universo. Na genealogia do Senhor é citado o nome de mulheres, o que é incomum. De acordo com o costume judaico, as genealogias eram compostas apenas de homens, mas em Mateus encontramos o nome de quatro mulheres. Quando ressuscitou, o Senhor apareceu às mulheres, e pediu que elas falassem aos discípulos que Ele os encontraria na Galiléia. E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram. Então, Jesus lhes disse: Não temais! Ide avisar a meus irmãos que se dirijam à Galiléia e lá me verão. Mateus 28:9-10.
Aquela mensagem foi levada pelas mulheres e lembre-se que o Senhor já estava lá antes deles. Ainda que eles falhassem para com o Senhor e, talvez alguns deles O negassem, aquele lugar já havia sido indicado por Ele. E o Senhor ali os encontrou. Também no final do Evangelho de Mateus, todos os discípulos se reuniram no monte indicado pelo Senhor. Seguiram os onze discípulos para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes designara. E, quando o viram, o adoraram. Mateus 28:16-17a.
Como o mundo tem rejeitado o chamado de Deus para crer em Cristo. O mundo não se importa, rejeita o Senhor. Foi por isso que naquela época, o Senhor foi para Tiro e Sidom. Ali Ele encontrou uma mulher siro-fenícia que disse: “Filho de Davi”, porém o Senhor não há respondeu. Ela utilizou a forma errada de falar com o Senhor. Não deveria ter falado “Filho de Davi”, porque apenas os filhos de Israel poderiam se referir ao Senhor dessa maneira. Mais uma vez, ela clamou, pediu para o Senhor curar sua filha, e o Senhor disse em Mateus 15:26b. Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.
Essa palavra cachorrinho significa cachorrinho mesmo, o Senhor queria lembrá-la que aos olhos dos judeus, os gentios são porcos, suínos, cães. Porém o Senhor desejava ensinar uma lição à mulher. A palavra cachorrinho usada aqui não é a mesma que os judeus usavam para falar dos gentios, mas é um cachorrinho de estimação, que vive com o dono na casa. O Senhor abrandou aquele conceito, porém Ele desejava ensinar uma lição àquela mulher e ativar a sua fé, a fé que Ele não encontrou na terra de Israel. O Senhor foi tocado pela fé dessa mulher, pela oração que ela ousou fazer. Pelo fato de o Senhor ter sido rejeitado, Ele se voltou para os gentios. Então Jesus disse: “não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”. O que a mulher respondeu? Vemos isso em Mateus 15:27b. Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.
Aquela mulher confessou que era um cachorrinho debaixo da mesa, e que o pão estava sobre a mesa. Quando o Senhor se voltou para os gentios, indo para uma terra gentia, Ele não mais estava “sobre a mesa”, mas aquelas migalhas caíram no chão, e agora os cachorrinhos tinham o direito de comê-las. Era como se aquela mulher tivesse dito: “Não fui até o Senhor na Sua terra, eu não subi em cima da mesa, mas o Senhor veio até mim, o Senhor veio até a terra dos gentios. Aprouve ao Senhor dar essas migalhas para mim, não posso rejeitá-las. O Senhor quer me abençoar, esse pão não é apenas para os filhos, mas também para os gentios”. Que lindo amados! Mas isso já havia sido profetizado pelo profeta maior em Isaías 9:1 Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios.

No Antigo Testamento, Deus preparou uma mesa no deserto para dois milhões de israelitas. O mesmo Deus voltou a realizar o milagre para a geração mais nova: para cinco mil judeus e depois para quatro mil gentios. (Continua no próximo encontro). Amém.

Assista as ministrações em nosso canal no youtube

Nenhum comentário: