"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 20 de agosto de 2016

VEJA O QUE O PECADO FEZ NO HOMEM!

Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. Salmos 14:2-3.
Que uma coisa fique bem clara: as pessoas em estado de depravação total têm consciência e discernem a diferença existente entre o bem e o mal. Quando o homem se torna pecador? Quando comete o primeiro pecado, ou antes? A resposta é que o ser humano já nasce com disposição para pecar, ou seja, ele peca porque é pecador. Está escrito nos Salmos 51:5 Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
Ao contrário do que algumas filosofias ensinam o homem não nasce como uma tabula rasa, isto é, como se fosse um papel em branco, sem nenhum conhecimento inato. Há quem advogue que o homem nasce bom, e a sociedade ou o ambiente é que o corrompe. Como se isto não fosse enganoso o suficiente, pensam que o homem deveria ser a medida de todas as coisas. Quão torto será este mundo se o tomarmos pelo nosso padrão arruinado! No entanto, apesar de por natureza Davi ser um monte de iniquidade e pecado (como também somos nós), mais tarde a graça fez dele o homem segundo o coração de Deus. Desde que idade essa corrupção da natureza aparece nas crianças? Provérbios 20:11 Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se o que faz é puro e reto.
A corrupção do seu coração logo se manifesta: orgulho, vontade própria, vaidade, mentira, aversão ao que é bom, são frutos amargos que cedo brotam no novo, mas corrupto, ramo. Devido à queda de Adão, e por causa do nosso próprio pecado, a nossa natureza se tornou tão corrompida e depravada que é impossível para qualquer homem “vir a Cristo”, amá-lO e serví-lO, estimá-lO mais que tudo neste mundo e submeter-se a Ele, até que o Espírito de Deus o regenere e implante nele uma nova natureza. Por si só ninguém consegue mudar a sua natureza perversa. Jeremias 13:23 Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal.
Vocês mesmos, e eu mesmo, somos nossos maiores inimigos. A maldição da vida é que nos tornamos todos egocêntricos. Vivemos para nós mesmos e não para o Senhor, e assim nos tornamos egoístas, ciumentos, invejosos. Por quê? Porque tentamos promover a nós mesmos. Vivemos a girar em torno de nós mesmos, e nossos pequenos planetas se colidem com outros planetas, e daí vem às discórdias, os choques, as disputas e as divergências. É assim que Paulo coloca em Tito 3:3 Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.
Essa importante faculdade da alma foi destituída da sua glória original, e coberta de confusão. Tanto a mente como a consciência estão corrompidas, por isso a Bíblia diz que “não há quem entenda”. O pecado fechou as janelas da alma e a escuridão se estende por todo o lugar: ela é a região das trevas e da sombra da morte, onde a luz é como a escuridão. Lá reina o príncipe das trevas, onde não se pratica nada além das obras das trevas. Nós nascemos espiritualmente cegos, e não podemos ter essa visão restaurada sem um milagre da graça. Esse é o seu caso quem quer que você seja se ainda não nasceu de novo. Está escrito no livro do profeta Jeremias 4:22 Deveras, o meu povo está louco, já não me conhece; são filhos néscios e não inteligentes; são sábios para o mal e não sabem fazer o bem.
O homem, no estado em que se encontra, antes de receber a graça de Deus, ama tudo e qualquer coisa que não seja espiritual. Por que aos domingos o homem não é encontrado congregando-se juntos com outros irmãos? Por que não nos achamos mais frequentemente lendo nossas Bíblias? O que acontece para a oração ser um dever quase que totalmente negligenciado? Por que Jesus Cristo é tão pouco amado? Por que até mesmo os seus seguidores professos são tão frios em seus sentimentos para com Ele? De onde procedem essas coisas? Nós não podemos creditá-las a outra fonte que não a corrupção e a perversão dos sentimentos. Nós amamos o que deveríamos odiar, e odiamos o que deveríamos amar. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jeremias 17:9.
Os sentimentos do homem natural estão miseravelmente deformados, ele é um monstro espiritual. O seu coração se encontra onde deveriam estar os seus pés, seguro ao chão; seus calcanhares estão levantados contra os Céus, para onde deveria estar posto o seu coração. Sua face está voltada para o inferno; por isso Deus o chama para converter-se. Ele se alegra com o que deveria entristecê-lo, e se entristece com o que deveria alegrá-lo; se gloria com a vergonha, e se envergonha da sua glória; abomina o que deveria desejar, e deseja o que deveria abominar. Provérbios 2:13-14. Dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos das trevas; que se alegram de fazer o mal, folgam com as perversidades dos maus.
A depravação final e máxima consiste em que somos todos escravos de satanás. Nossa própria natureza não só se tornou torcida e pervertida; mais terrível ainda, porém, é o fato de que nos tornamos os escravos do diabo. Todo homem e toda mulher não regenerados pertencem ao reino das trevas. Nosso Senhor Jesus Cristo disse em Lucas 11:21 Quando o valente, bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens.
Quão terrível é o estado em que vive o homem e a mulher em consequência do pecado e transgressão originais de Adão. É depravação total! A humanidade não regenerada outra coisa não é senão os “bens do diabo”. O ser humano não renascido não pode realizar algum ato que fundamentalmente satisfaça a aprovação de Deus, ou que satisfaça as exigências da Lei de Deus. Toda a bondade do mundo não passa de trapo de imundícia. Isaías 64:6 Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam.

Será que há esperança para o homem? Sim! A esperança é Cristo. Deus não podia designar um homem da terra, pois em Adão todos os homens caíram. Por isso Cristo veio do céu, cumpriu a Lei, e foi para cruz morrer em nosso lugar e também nos fez morrer junto com Ele e pela ressurreição nos regenerou. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. 1 Pedro 1:3. Amém. 

Assista as ministrações em nosso canal no youtube

Nenhum comentário: